quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Palácios

Este post centra-se em palácios, os dois palácios que marcaram o meu último fim-de-semana. 
No sábado, o Palatul Parlamentului (Palácio do Parlamento, também conhecido como Casa do Povo) foi escolhido como tela para a projeção de cenas giras, na segunda edição do evento iMapp Bucharest. Tratou-se de um evento de video mapping, que também incluiu concertos, e que juntou cerca de 80 mil pessoas na Piaţa Constituţiei. Uma bonita coisa para se fazer na fachada do segundo maior edifício do mundo. O aspeto é mais ou menos este...


No domingo, foi dia de visitar o Palácio de Mogoșoaia, nos arredores de Bucareste. Datado de inícios do século XVIII, este edifício é mais um exemplar do estilo arquitetónico conhecido como Renascimento Romeno ou Brancovenesc, iniciado por Constantin Brancoveanu, príncipe da Valáquia.
O interior do palácio mantém-se em obras e está fechado ao público, no entanto a visita vale a pena só para passear pelos jardins junto ao rio Colentina. Um agradável local para passar um domingo de verão, e fica desde já prometida uma nova visita durante o Inverno, quando o manto branco da neve acrescentar outro encanto a este espaço. Deixo umas fotos da perspetiva estival.





Entretanto, inscrevi-me na meia maratona de Bucareste. Sim, um gajo sem qualquer preparação ou resistência física vai desafiar as odds e tentar correr 21 quilómetros em menos de 3 horas, sem ter um ataque cardíaco pelo meio. Se não conseguir também não faz mal, o importante é participar e ganhar uma t-shirt da Adidas e uma medalha (de participação, obviamente).
Agora chega de escrita, que tenho um comboio para apanhar rumo a Budapeste. Daqui a uns dias direi qualquer coisa a respeito disto. Até lá, boa viagem para mim.

Sem comentários: